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quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pedaço da Itália na serra fluminense ganha vida e sabor com desafios

Restaurante Don Phillipe conta com o apoio do Sebrae desde o início da empresa


Imagem de divulgação - Sebrae

Situado no centro de Teresópolis (RJ) e instalado em um ambiente rústico, típico da região serrana, o restaurante Don Phillipe Gastronomia tem como especialidade a cozinha italiana, com um cardápio composto por massas e pizzas artesanais. É uma empresa administrada pela família Baddini, que sempre investiu em conhecimento e capacitação para o sucesso do negócio. 

Tudo começou por necessidade, mas com uma boa pitada de oportunidade. Em 2008, Pedro Luiz, 60 anos, foi demitido, o que abalou a estrutura familiar. Dois anos depois, sua esposa Vânia Baddini, 53 anos, decidiu utilizar o dinheiro que restava da indenização do marido, R$ 11 mil, para abrir um negócio familiar. 

“O meu filho estava concluindo o curso de gastronomia e comecei a me interessar pelo segmento. Foi por meio do livro Sabor e Gastronomia, do Sebrae, que busquei mais informações para decidir abrir realmente um restaurante”, explica a empresária. 

O nome do restaurante, Don Phillipe, foi dado em homenagem ao chef da família, Luiz Phillipe Baddini, 30 anos, responsável pela cozinha do estabelecimento. E tudo ficou mesmo em família. A parte de relacionamento e atendimento ao cliente é de responsabilidade de Vânia e a administração do negócio fica a cargo do filho, João Pedro Baddini, de 25 anos, juntamente com o seu pai. 

Seguida pelos filhos, Vânia participou do Empretec, de cursos, oficinas, consultorias e projetos nas áreas de gastronomia e turismo promovidos pelos Sebrae ao longo dos sete anos de constituição da empresa. “Tudo que sou hoje devo ao Sebrae, que foi minha escola, me ensinou a caminhar no mundo do empreendedorismo, sempre me incentivou e acreditou no meu potencial, me deu socorro e suporte. Não dou um passo sem pedir sua ajuda”, destaca a empresária. Ela também faz parte do Polo Gastronômico de Teresópolis, que reúne cerca de 20 empresas de toda a região, que tem grande vocação turística. 

Atualmente, o restaurante funciona como self-service, no período do almoço, e como trattoria à noite, com um cardápio repleto de pizzas, massas, carnes e risotos. Cerca de 350 pessoas passam mensalmente pelo restaurante, nos seis dias da semana em que funciona. Para atender à clientela, a empresária conta com o apoio de oito funcionários em cada período. “Nosso plano futuro é abrir um delivery de massas artesanais para fornecimento em restaurantes e hotéis da região. E mais uma vez contamos com o apoio do Sebrae no planejamento”, destaca Vânia. 

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