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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Restaurante japonês do interior baiano investe na gestão

Buscando qualidade de vida e mais tempo com a família, o empresário Filipe Almeida retornou à cidade natal, Vitória da Conquista (BA), depois de morar em São Paulo, onde aprendeu os segredos da culinária japonesa. Percebendo uma oportunidade de negócio no terceiro maior município da Bahia, ele resolveu abrir o restaurante japonês Nakaya, que em japonês significa começo, tranquilidade.


Segundo o primo de Almeida e administrador do empreendimento, Weliton Ricardo, a comida japonesa é bem aceita no Brasil. “A mídia impulsionou isso e, mesmo não tendo planejado, pegamos carona nessa onda. Hoje, já estamos há seis anos no mercado e, até o final de fevereiro, vamos inaugurar mais um Nakaya, mas com outro conceito”, revela.

O cardápio do restaurante oferece sushis, sashimis, temakis e pratos quentes, além do teppanyaki, uma receita com carnes e legumes, uma das preferidas dos mais de 200 clientes que passam diariamente pelo estabelecimento, que emprega 24 pessoas. Com a inauguração do novo empreendimento, mais 28 funcionários devem ser contratados.

Desde 2013, a empresa é atendida pelo Sebrae por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). “Confesso que fiquei surpreso com a visita inesperada do agente, mas, quando ele apresentou o programa, percebemos que era uma boa oportunidade para melhorar a gestão da empresa”, relembra Weliton.

Depois do diagnóstico e do plano de ação estabelecido pelo agente e a consultora sênior do programa foram indicadas algumas soluções do Sebrae. “Iniciamos o registro da marca Nakaya por meio do Sebraetec, que já está em fase final, além do curso Gestão Financeira – do Controle à Decisão, que nos ajudou muito a organizar a vida financeira da empresa, de modo que hoje sabemos de fato os custos e lucro do restaurante. Também participamos de várias capacitações nas clínicas tecnológicas”, relembra o administrador.

Segundo o ALI Jonathan Gusmão, também foram indicadas ações como o cartão fidelidade, pesquisa de satisfação e o cliente oculto. Outras soluções serão oferecidas para a empresa em 2014. “Como melhorias no layout interno e reposicionamento da marca, por meio do Sebraetec, capacitações do Programa Sebrae para Empresas Avançadas, Diagnóstico Sebrae de Loja, entre outros”, prevê.

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