Busca

terça-feira, 5 de março de 2013

Movimento que alia gastronomia e conservação da natureza é ampliado no Brasil


Iniciativa da Fundação Grupo Boticário, movimento Gastronomia Responsável expande participação nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste


O Gastronomia Responsável inicia 2013 com motivos para comemorar. Quatorze novos estabelecimentos aderiram à iniciativa criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e que tem por objetivo aliar a gastronomia à conservação da natureza. Agora o movimento chegou a Londrina (PR), Recife (PE), Olinda (PE), Maceió (AL), Cruz das Almas (AL) e Natal (RN), ampliando também a participação em Campinas (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), onde a iniciativa teve início em 2010. Com as novas adesões, o movimento passa a ter 51 restaurantes participantes no Brasil.

“Ao envolver chefs de cozinha, o movimento traduz uma atitude responsável do restaurante com relação à natureza. É, portanto, uma forma nova de inserir a temática ambiental na gastronomia, influenciando outros a seguirem o exemplo dos participantes”, destaca a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Ela explica ainda que o público também pode ajudar o movimento indo aos restaurantes e consumindo os pratos responsáveis, ou ainda criando suas próprias receitas e compartilhando-as no site Gastronomia Responsável. “O Gastronomia Responsável é também uma boa opção para a crescente parte da população que busca produtos e serviços que agridem menos o meio ambiente”, comenta.

Com curadoria do chef Celso Freire, do restaurante ZeaMaïs, de Curitiba (PR), o Gastronomia Responsável tem como filosofia a elaboração de pratos que utilizem os quatro princípios que norteiam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gases do efeito estufa no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Um dos apoiadores do movimento é André Generoso, presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – grupo que une restaurantes de prestígio em todo o Brasil capazes de estimular nos consumidores o desejo de voltar e saborear o mesmo prato novamente. Também atuando como chef do restaurante alagoano Divina Gula, que acaba de aderir ao Gastronomia Responsável, André acredita que a iniciativa contribui para a busca pela priorização da sustentabilidade em seu restaurante e que conseguirá conferir maior visibilidade a essa busca com a adesão.

Imagem Desfiada Confiada
Crédito foto – Guilherme Jordão
Restaurante: Divina Gula

O prato escolhido para entrada do Divina Gula no movimento é o “Desfiada Confiada”. “Pensamos em uma receita bem local, por isso o nosso prato tem carne de sol vinda de produtores locais, purê de inhame e banana da terra”, explica o chef.

Novas adesões

No total, 14 novos restaurantes aderiram ao movimento em todo o Brasil, a maior parte deles em Curitiba (PR): onde entraram o italiano La Pasta Gialla, com o prato “Tagliolini Orgânico com Polpetine de Ricota e Legumes ao Molho Sugo”; o espanhol “Santillana Lounge Bar”, com suas “Tortillas Contemporâneas de Cogumelos”; além do Casa Lilás, servindo o “É uma Glória”, e do Bistrô Duchamp, com a “Moussaka Vegetariana” e do Bistrô Orgânicos Du Chef, com a “Polenta Trifolatti”. Ainda no Paraná, a cidade de Londrina também ganhou um estabelecimento participante: o restaurante Varanda Bar, que entra com o prato “Rogan Josh”.

 Imagem Polenta trifolatti
Crédito foto – Valterci Santos
Restaurante: Bistrô Orgânicos Du Chef

Na Região Nordeste, há seis adesões. Em Alagoas, além do Divina Gula, há outro novo participante na capital Maceió, o restaurante Akuaba com o prato “Moqueca de Peixe Sustentável”; e um estabelecimento no interior, em Cruz das Almas: o Le Sururu Bistrot, servindo o “Casado Lagoa Mar”. Também estão entre os novos participantes nordestinos os pernambucanos Oficina do Sabor, de Olinda, com o prato “Queijo Verão Frescal”, e o restaurante Hakata, de Recife, com o prato “Tapioca Japonesa com Sorvete de Açaí”. Em Natal (RN), a novidade é o Galo do Alto, que serve o “Camarão da Casa”.

Completam a lista de novas adesões os restaurantes paulistanos Tantra Mongolian Grill, cujo prato responsável é o “Ceviche de Tilápia”, e o Eco House, que serve o “Papellote de Frango Orgânico com Shitake. Além deles, o Avis Rara, de Campinas (SP), também aderiu ao movimento, com o prato “Godó de Banana Verde”.

Os demais restaurantes que fazem parte do Gastronomia Responsável estão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e na Ilha do Mel, no Paraná; em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Itapema, em Santa Catarina; além de Nova Friburgo (RJ) e de Belém e Salinópolis, no Pará. Os dados dos estabelecimentos e as receitas responsáveis servidas por cada um deles podem ser conferidos no site Gastronomia Responsável.

Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.326 projetos de 450 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: Fundação Grupo Boticário, Twitter Fundação Boticário e Facebook Fundação Grupo Boticário.

Relacionamento com a Imprensa:

Equipe de Atendimento

Assessora de Comunicação
Maria Luiza Campos (marialuiza@nqm.com.br)
(41) 3254-6077 e (41) 9235-3107

Assessor de Comunicação
Ronan Pierote (ronan@nqm.com.br)
(41) 3254-6077 e (41) 9289-7519
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário