Busca

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O maior sorvete do mundo e outras curiosidades de um restaurante estrelado no Guia Michelin

Heston Blumenthal, chef do restaurante três estrelas Michelin, "The Fat Duck", criou o maior sorvete do mundo, em Gloucester, na Inglaterra. Com 4 metros de altura, e pesando incríveis £ 1000 (aproximadamente 460 Kg), o sorvete de massa teve que ser içado por um guindaste, para ser apresentado ao público. O gigantesco sorvete levou um mês para congelar! 


Milhares de pessoas se reuniram em Gloucester Park para conferir o feito do chef, que levou a sobremesa gelada até lá, em um caminhão personalizado. O recorde de maior sorvete do mundo existente anteriormente era de cerca de dois metros e meio, e o objetivo de Blumenthal era quebrar este número. 

Canhões foram utilizados para jogar a cobertura de morango sobre o imenso sorvete de baunilha. O evento ganhou destaque na mídia, e foi inclusive televisionado. Veja as fotos da apresentação do sorvete no link do site Eater.

O chef Heston é conhecido por criar sorvetes bem diferentes, como o de bacon e ovos servido em seu restaurante. Chamado de Bacon & Egg Ice Cream, o prato consiste em um creme semelhante à ovos mexidos onde, em seguida, o bacon é adicionado.

Imagem: Charles Haynes -  Wikimedia Commons
Veja no vídeo a apresentação do prato:


Outros pratos inusitados são servidos no The Fat Duck, seguindo os princípios da gastronomia molecular, como é o caso do Red Cabbage Gazpacho, um gaspacho de repolho roxo com sorvete de mostarda (veja na foto). Entretanto Blumenthal não gosta do rótulo de gastronomia molecular, ele prefere pensar em sua comida como uma combinação de técnicas de cozinha e truques sobre a percepção dos comensais. O restaurante tem um laboratório associado onde Blumenthal e sua equipe desenvolvem conceitos de novos pratos

Fontes: Daily Mail
               Eater
                Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário