Busca

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pret a Manger, o fast-food saudável

Quem disse que fast-food se restringe à redes que oferecem aos seus clientes versões de hambúrgueres, cachorro-quentes e batatas-fritas, está muito enganado. A empresa britânica Pret a Manger é uma prova disto. Esta rede de fast-food recebeu como nome o termo francês similar a "pronto pra comer", e ao mesmo tempo um trocadilho com "pret à porter", que significa pronto para usar.

Fundada em Londres, em 1986, a Pret a Manger oferece alimentos naturais feitos artesanalmente evitando produtos químicos e conservantes tão comuns nos fast-food disponíveis no mercado atualmente. Os restaurantes da rede funcionam no sistema "eat-in", ou seja, o cliente pega o produto, paga e senta-se para comer na loja.

O menu dos restaurantes Pret a Manger incluem lanches variados, servidos em pão de forma, baguete ou pita, sopas, saladas, sushis, frutas naturais, frutas secas, muffins, iogurtes com granola, bolos, croissants e cafés. Para beber, oferecem sucos, águas e “smoothies”. Todos os produtos ficam disponíveis em prateleiras para os clientes escolherem e se servirem.

A rede informa que todos os seus sanduíches são feitos no mesmo dia da venda, e aqueles que não forem vendidos são coletados no final do dia, e distribuídos por instituições assistenciais que provêm comida aos sem-teto. Tanto que não existe a etiqueta “válido até” nas embalagens dos sanduíches, em seu lugar vai o lema da rede, que é “Made today. Gone today. No ‘sell by’ date, no nightlife”, algo como "Feito hoje. Sai hoje. Não foi vendido no dia, não tem vida noturna".

Com esta ação, todo ano são doados cerca de 2.4 milhões de produtos aos sem-teto. 

Cada loja funciona como um pequeno restaurante, com cozinha própria onde todas as manhãs são produzidos todos os itens do cardápio, sem o uso de conservantes e aditivos. 

Outro diferencial da rede, é que apesar de suas 295 lojas espalhadas pelo Reino Unido, Estados Unidos, França e Hong Kong, a expansão não é feita através do sistema de franchising. 100% das lojas do Pret a Manger são próprias, e segundo o site da empresa, faturam cerca de 380 milhões de libras por ano.

O vídeo a seguir mostra o interior de uma loja da rede, localizada em Nova York. Veja que legal o conceito:

A seguir, alguns sanduíches da Pret a Manger e seus respectivos ingredientes:

Humous & Roasted Peppers - Hommus (massa a base-de-grão de bico - chickpea, iogurte, sumo de limão, pimenta, páprica, cominho - cumin - e gergelim - opcional para adicionar um sabor de tahine) pimentas vermelhas torradas, cebola vermelha, pepino, zátar (mistura de temperos feita com orégano silvestre e sementes de gergelim torradas), folhas de espinafre e pão integral.

Summer Chicken and Mango - Sanduíche exótico e colorido: frango, manga, condimentos adocicados à base de frutas e temperos (fruity chutney), amêndoas torradas, rúcula e maionese.

Duck & Mango - Pato com manga.

Really Wild Summer Salmon - Flocos de Salmão do Alasca tostados, suco de limão, pepino, limão e maionese no pão integral (wholegrain bread)

All Day Breakfeast - Ovos Caipiras, Maionese, Salsichas, bacon defumado no forno à lenha (beech-smoked bacon), ketchup, tomates, agrião (cress) e condimentos, no pão integral. 

Chicken, Peppers & Ioghurt Dressing - Frango, molho 50% pimenta e 50% iogurte, pinhões (pine nuts), queijo maturado e folhas de espinafre no pão integral de malte.

Sunny Egg Salad - Ovos caipiras (free range eggs), maionese inglesa à base de mostarda, cebolas vermelhas e agrião no pão integral.

Falafel, spinach & tomato - Falafel (bolinho de grão-de-bico típico de Israel), cebola vermelha, tomate, ketchup e molho de iogurte picante no pão integral.

Crayfish and avocado - Crustáceos de água doce (crayfish), abacate, molho à base de iogurte, rúcula e pepino em pão integral.


Em 2001 o McDonald's adquiriu uma parcela de participação sobre a companhia nos Estados Unidos, e a partir daí a rede se expandiu nos EUA e em Hong Kong. Recentemente a maior parte Pret a Manger foi adquirida pela holding Bridgepoint, visando torná-la uma empresa internacional. 

Fontes: Wikipedia
              O Viajante Comilão
               Pret a Manger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário