Busca

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade aumenta competitividade de pizzaria

Coleta seletiva de lixo e substituição da lenha tradicional por madeira de reflorestamento estão entre as ações implantadas na empresa

Uma pizzaria preocupada com qualidade, inovação e meio ambiente. Essa é o lema da rede de restaurantes Rei da Pizza, do município de Camaçari, na Bahia. Há 18 anos no mercado, o empreendimento de Jamilton Pereira vem se destacando por práticas sustentáveis e pelo aumento da produção e competitividade.

O caso do empresário é um dos destaques da série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. São interprogramas, exibidos nos intervalos da programação da emissora, que mostram iniciativas como a de Jamilton, que alavancou os negócios com a implantação de ações de responsabilidade ambiental em sua empresa.

Uma das ações implantadas pelo Rei da Pizza é a substituição da lenha tradicional pelo eucalipto, madeira de reflorestamento autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na empresa, todas as pizzas são assadas no forno com essa madeira. Também faz parte da rotina dos restaurantes a coleta seletiva de lixo. O processo inclui um fluxo de estoque, separação, acondicionamento e encaminhamento para cooperativas de reciclagem da região.

O próximo passo do empresário é fazer a compostagem do lixo orgânico, para transformar os resíduos em adubo que posteriormente será utilizado na horta da empresa. “Os alimentos extraídos da horta serão utilizados na produção das pizzas”, diz Jamilton.

Para o empresário, o maior ganho dessas transformações é a mudança de hábitos. “Quanto menos lixo você gera, mais você está sendo consciente. E, na prática, isso surte efeito não só no restaurante, mas no dia a dia e em casa. É uma educação para toda a vida. Precisamos ter consciência da necessidade de preservar”, afirma.

Matéria da Agência Sebrae
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário