Busca

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Restaurantes investem em pratos que misturam o doce e o salgado


A combinação dos sabores doces e salgados no mesmo prato é uma prática que está sendo utilizada em alguns restaurantes pelo mundo. Esta junção de sabores que à primeira vista pode parecer inusitada surgiu com o aumento do interesse pela gastronomia, que levou diversos chefs famosos a ousarem em suas criações para surpreender e encantar seus clientes.

Segundo a página Receitas e Restaurantes do Uol, alguns restaurantes que participarão da 9ª edição da SP Restaurant Week irão oferecer aos seus clientes encerramentos que seguem esta tendência de misturar os sabores. Um exemplo é o Ban Kao que irá servir uma panna cotta de chocolate com pimenta acompanhada por sorvete de tapioca, coberto com calda de tamarindo. Veja mais sobremesas originais da SP Restaurant Week clicando aqui.

Na Espanha, o restaurante Espai Sucre, especializado em sobremesas, serve criações bem diferentes como um cheesecake feito com leite de cabra, framboesas, pimenta vermelha e gengibre. Já publicamos um post apresentando o conceito deste restaurante, clique aqui e veja mais informações sobre o Espai Sucre.


O Restaurante D.O.M., em São Paulo, também oferece suas versões. A torta de castanha-do-pará com sorvete de uísque e calda de chocolate, e uma outra sobremesa que leva curry, óleo de pimenta cumari, rúcula, flor de sal  e calda de chocolate amargo. Veja a receita no site Divirta-se.

Ainda nesta onda, o patissier norte-americano David Lebovitz, criou o sorvete de bacon caramelad e o Pirate Cat Radio Café, em São Francisco, criou um café latte de bacon e maple syrup. 

De acordo com o blog Leitura Gastronômica, não é de agora que os chefs misturam o doce e o salgado. No Gramercy Tavern, de Nova York, a tortinha de ganache de chocolate com crocante de bacon e creme fraîche era a grande atração doce do menu; e o marshmallow de bacon do restaurante Perbacco, em São Francisco, também fez muito sucesso.

Um outro post em nosso blog também apresenta um restaurante que serve uma sobremesa que combina o doce e o salgado. No restaurante Casa do Cogumelo é servido uma receita que leva cogumelo e doce de leite. Assista o vídeo clicando aqui.

Misturas inusitadas, sensações gustativas que se harmonizam pelo contraste... O seu restaurante também aderiu à esta tendência?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário