Busca

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bom Dia Brasil - Chefs de cozinha e a culinária do futuro

Na última sexta feira foi ao ar no jornal Bom Dia Brasil da Globo, uma reportagem bem bacana que levou dois chefs famosos em um passeio por São Paulo.
Alain Ducasse, chef francês de renome internacional, ao lado de Alex Atala, um dos chefs mais premiados do Brasil e proprietário do restaurante D.O.M., escolhido entre os 10 melhores restaurantes do mundo pela "Restaurant Magazine", foram conferir em uma feira de rua as cores, sabores e texturas dos produtos oferecidos. Os dois estudiosos da gastronomia deixaram várias dicas importantes. 
A seguir a matéria completa e o link com o vídeo da reportagem:

"Aos que comandam a cozinha de casa e aos que apenas gostam de um bom prato, o Bom Dia faz um convite: um passeio por São Paulo descobrindo cores, sabores e texturas na companhia de dois chefs que sabem como tirar o melhor de um fogão.
E imagine se fosse possível pedir para os dois dos melhores chefes do mundo nos acompanharem até a feira e depois preparar o almoço. Mas não deu para fazer tudo isso, infelizmente. Mas, Alain Ducasse e Alex Atala aceitaram passear com a equipe de reportagem por uma feira livre de São Paulo. Veja as dicas que deram.
“É preciso consumir menos açúcar, menos gordura e menos sal. Essa é culinária do futuro”. O conselho vem de um dos maiores chefs do mundo: o francês Alain Ducasse. Ao lado de Alex Atala, um dos chefs mais premiados do Brasil, ele fez um passeio a procura de novas descobertas. Os dois são estudiosos da gastronomia.
Esta é a quarta vez que o chefe francês vem ao Brasil. Ele pediu para vir à feira para conhecer novos sabores e ficou encantado com o que viu e sentiu. O chefe francês provou muitas frutas. A mexerica e a goiaba foram novidade.
“O que eu gosto é do perfume e o equilíbrio entre a doçura e a acidez. Vejo que a natureza aqui é generosa. Gosto disso”, diz o francês.
Ao passar pelo setor dos peixes, ele revelou que prefere os selvagens aos de criação porque o sabor é mais intenso. Mas sabe que esse é um privilégio da alta gastronomia. Alain Ducasse conhece e gosta de peixes da Amazônia, mas jamais os importaria porque o transporte de avião, na visão dele, prejudica a qualidade do produto e vai contra a sustentabilidade do planeta.
“Os cozinheiros devem estar atentos com o planeta e ter a preocupação de economizar energia. É necessário consumir cada vez mais os peixes locais”, afirma o chef..
Preocupação elogiada pelo colega: “Acho importante a mensagem que ele passa de usar cada vez mais ingredientes locais, no nosso caso, o brasileiro. Pensar em uma cozinha, não para comer nesse momento, mas uma cozinha para ser comida nos próximos anos de acordo com a coerência que precisamos como cozinheiros e cidadãos para um planeta amanhã”, conta Alex Atala.
Entre uma banca e outra, uma paradinha para comer tapioca. Alain não gostou do sabor do recheio, doce demais. A visita à feira chamou atenção das chefes do dia a dia. A aposentada Carmen Lino de Matos diz que nunca acerta fazer pato com laranja e pergunta se existe um jeito de deixar a carne mais mole.
“Nós os franceses, temos uma grande variedade de aves, cruzamentos de raças, então, lá é mais fácil”, explica o chef. “Para mim, é mais fácil ir a um bistrô francês, bem acompanhada, com um bom vinho sem problemas”, lembra dona Carmen.
A cozinheira Sandra Paixão tira dúvidas: “O que é ideal de molho de tempero?", o chef responde: “Bom produto, boa técnica e legumes da estação".
Com o chef francês Sandra Paixão descobriu também que os legumes devem ser cozidos no vapor para ficarem firmes. Ao final da conversa, ela conta que ainda está aprendendo a cozinhar onde trabalha. Alain Ducasse diz que é preciso dedicação para ser um bom profissional. “Não podemos improvisar para virar cozinheiro. É preciso tempo experiência”, afirma.
Alain Ducasse veio participar da inauguração de um curso superior de gastronomia. Essa área de alta culinária tem cada vez mais procura no Brasil."

Fonte Bom Dia Brasil - Portal G1

Vídeo: Chefs de cozinha defendem culinária do futuro durante visita à feira em São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário